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Perguntas frequentes

O Certificado Digital é uma tecnologia que surgiu  a fim de dar mais segurança nas transações realizadas na internet.  Por meio da tecnologia da criptografia de dados, ele garante autenticidade, confidencialidade e não repúdio às informações eletrônicas veiculadas no ambiente online. É como se fosse uma identidade digital que pode ser utilizado por pessoas físicas e jurídicas.

Antes de comprar o Certificado Digital, você precisa saber qual é o modelo mais ideal para você. O tipo a ser escolhido vai depender do sistema/aplicação onde ele será utilizado e da sua finalidade. 

Tipo A1: o Certificado Digital é emitido diretamente no computador e fica armazenado no navegador da internet.

Tipo A3: o Certificado Digital é emitido e armazenado em uma mídia criptográfica: Cartão, Token ou Nuvem.

Para ter acesso a 2ª via do boleto de compra, entre em contato conosco pelo chat online ou telefone.

Os dados a serem cadastrados devem ser o do titular do certificado. Para o Certificado Digital de pessoa física (e-CPF) são necessários dados como: o nome e o CPF do responsável. Já para pessoas jurídicas, são exigidos dados específicos da empresa.

A mídia criptográfica é onde o Certificado Digital A3 de pessoa física ou jurídica é armazenado. As mídias seguem especificações rígidas de segurança e por isso devem ser autorizadas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) para serem utilizadas para a emissão de certificados. São dois tipos de mídias criptográficas:

 

Cartão:

O cartão é um dispositivo portátil que, juntamente com a sua leitora com interface USB padrão, gera e armazena o Certificado Digital, dispondo de alto nível de segurança. Após ser gerada a chave privada, o cartão estará totalmente protegido e o certificado não poderá ser apagado, exportado ou reproduzido em outro dispositivo.

Token:

O token é um dispositivo que armazena e gera as chaves criptográficas que compõe o Certificado Digital. As chaves criptográficas estarão protegidas e o token poderá ser acessado mediante o uso da senha PIN. Assim como no cartão, não será possível exportar, apagar ou reproduzir o certificado em outro dispositivo.

Caso você já possua um cartão ou um token, é preciso verificar se a mídia é compatível e se ela está apta para validação. Para isso, aconselhamos  ir até o ponto de atendimento mais próximo para verificar se é possível fazer a validação utilizando essa mídia.

Entre em contato conosco pelo chat online ou telefone para que possamos te ajudar.

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