Perguntas frequentes
O Certificado Digital é uma tecnologia que surgiu a fim de dar mais segurança nas transações realizadas na internet. Por meio da tecnologia da criptografia de dados, ele garante autenticidade, confidencialidade e não repúdio às informações eletrônicas veiculadas no ambiente online. É como se fosse uma identidade digital que pode ser utilizado por pessoas físicas e jurídicas.
Antes de comprar o Certificado Digital, você precisa saber qual é o modelo mais ideal para você. O tipo a ser escolhido vai depender do sistema/aplicação onde ele será utilizado e da sua finalidade.
Tipo A1: o Certificado Digital é emitido diretamente no computador e fica armazenado no navegador da internet.
Tipo A3: o Certificado Digital é emitido e armazenado em uma mídia criptográfica: Cartão, Token ou Nuvem.
Para ter acesso a 2ª via do boleto de compra, entre em contato conosco pelo chat online ou telefone.
Os dados a serem cadastrados devem ser o do titular do certificado. Para o Certificado Digital de pessoa física (e-CPF) são necessários dados como: o nome e o CPF do responsável. Já para pessoas jurídicas, são exigidos dados específicos da empresa.
A mídia criptográfica é onde o Certificado Digital A3 de pessoa física ou jurídica é armazenado. As mídias seguem especificações rígidas de segurança e por isso devem ser autorizadas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) para serem utilizadas para a emissão de certificados. São dois tipos de mídias criptográficas:
Cartão:
O cartão é um dispositivo portátil que, juntamente com a sua leitora com interface USB padrão, gera e armazena o Certificado Digital, dispondo de alto nível de segurança. Após ser gerada a chave privada, o cartão estará totalmente protegido e o certificado não poderá ser apagado, exportado ou reproduzido em outro dispositivo.
Token:
O token é um dispositivo que armazena e gera as chaves criptográficas que compõe o Certificado Digital. As chaves criptográficas estarão protegidas e o token poderá ser acessado mediante o uso da senha PIN. Assim como no cartão, não será possível exportar, apagar ou reproduzir o certificado em outro dispositivo.
Caso você já possua um cartão ou um token, é preciso verificar se a mídia é compatível e se ela está apta para validação. Para isso, aconselhamos ir até o ponto de atendimento mais próximo para verificar se é possível fazer a validação utilizando essa mídia.
Entre em contato conosco pelo chat online ou telefone para que possamos te ajudar.